Maçanetas para portas interiores: tipos de mecanismos e design elegante
Não é incomum que os designers prestem atenção especial aos detalhes. Afinal, são eles que, por vezes, conseguem tornar-se um elemento-chave do estilo de interiores. Portanto, as maçanetas das portas internas fornecem não apenas um uso confortável, mas também a capacidade de abrir e fechar as portas com facilidade. É também um elemento decorativo do interior, uma vez que os produtos modernos apresentam um design muito bonito, original e com estilo, o que permite criar um ambiente harmonioso..
O mercado oferece uma ampla gama – desde as torções e grampos mais comuns com fácil instalação até produtos móveis com travas e travas. Dentre a grande variedade, vale destacar os seguintes grupos de modelos:
- alças na roseta;
- alças na barra;
- canetas de botão.
Uma posição separada é destacar as maçanetas das portas de correr. Eles são usados como um suporte sob o braço ao abrir e fechar as portas dos compartimentos..
Dispositivo de maçaneta interna
Alças de encaixe
O modelo mais simples, projetado apenas para uma operação mais confortável da porta. Eles são usados se a porta não estiver trancada ou em combinação com uma fechadura instalada separadamente (acima da cabeça ou encaixe).
Os fabricantes modernos oferecem uma gama diversificada de modelos, apresentados como grampos tradicionais sem babados, e produtos com acabamento sofisticado ou na forma de figuras interessantes de elementos vegetais, animais, linhas semicirculares e quebradas. A instalação de maçanetas de porta simples sem peças (como uma trava) não requer etapas adicionais. Eles são simplesmente fixados com parafusos no lugar certo..
Torções
Esse modelo consiste em dois elementos (na maioria das vezes esféricos) localizados simetricamente em ambos os lados da porta e conectados por um único eixo de metal que passa por todas as partes.
Maçanetas das portas em uma faixa
O modelo mais comum tem a forma de alavanca. Combina duas funções ao mesmo tempo – possibilita a abertura da porta e permite o bloqueio. A alça, por meio de molas, interage com a lingueta da trava, o que impede a abertura livre. Muitas vezes, esses produtos têm um mecanismo de bloqueio ou rolha, graças ao qual é impossível abrir a porta pelo lado de fora..
Maçanetas das portas com disco ou trava esférica
Outro modelo são as maçanetas com trinco em forma de disco ou de bola com mecanismo de torção. Por design, eles são idênticos aos de alavanca, apenas a alça, neste caso, gira em torno do eixo, proporcionando assim a liberação da trava.
As maçanetas redondas e pivotantes podem ser fixadas na roseta. Como base, em vez de uma barra de fixação, utiliza-se uma placa redonda com figuras, que parece mais sofisticada e estilosa e permite iluminar o interior.
Canetas Knob
Os botões giratórios têm o mecanismo mais complexo. Eles consistem em uma alça giratória em forma de bola que esconde um dispositivo de travamento. O design original e elegante de tais modelos parece impressionante em interiores, no entanto, o mecanismo em si é bastante caprichoso e não é particularmente conveniente de usar..
Mecanismo de trava da maçaneta da porta: variedades
Quase todos os puxadores de encaixe para portas interiores estão equipados com fechos de vários tipos de design. Isso torna a porta fácil de abrir e garante que ela feche com segurança. Os seguintes tipos são usados na produção:
Maçanetas de porta de rolo – cabem facilmente em quase todos os tipos de maçaneta de porta. O princípio do mecanismo é o seguinte: quando a porta é fechada, uma bola ou rolete acionado por mola cai na ranhura e o segura na posição adequada, permitindo, se necessário, abrir a porta sem muito esforço.
Os puxadores magnéticos das portas são muito suaves e absolutamente silenciosos. O design consiste em dois ímãs poderosos localizados um em frente ao outro no batente e na porta. Este modelo de puxadores é considerado o mais cómodo de trabalhar, uma vez que as portas abrem com muita facilidade e suavidade..
Maçanetas tipo fale – usadas em modelos móveis. Quando a porta é fechada, uma língua oblíqua cai na ranhura do batente sob a ação de uma mola. Quando aberto, ele se esconde na porta. Este mecanismo permite que você abra rapidamente sem uma chave e bloqueie-o com segurança..
Materiais de maçaneta para portas internas
As tecnologias e métodos de processamento modernos permitem que você crie acessórios de diferentes materiais: madeira, metal, plástico, vidro especialmente endurecido, várias matérias-primas naturais (chifres, ossos).
Uma combinação de materiais é freqüentemente usada – aço e vidro, metal com madeira ou plástico. A opção a ser escolhida depende apenas de seus objetivos e preferências de sabor. Basta lembrar que um ou outro tipo de puxador será preferível para cada cômodo. Para quarto ou quarto de criança, a melhor opção são travas de rolo ou magnéticas nas portas, que ajudam a manter o silêncio. Também é aconselhável usá-los nos quartos dos idosos ou nos quartos das crianças..
Os puxadores com chave são normalmente instalados em escritórios ou espaços de trabalho. Os modelos push-down são mais convenientes do que os modelos giratórios ou de botão; mãos secas e fortes não são necessárias para uma operação confortável. Se as portas abrem para fora, você pode até empurrar a alavanca com o cotovelo.
A abordagem criativa e profissional dos designers modernos permite-nos apresentar no mercado uma variedade de modelos para qualquer interior. Lacônicos e austeros são ideais para minimalismo ou clássicos, e as formas ornamentadas originais ficam perfeitas em interiores românticos sofisticados. Mas de uma forma ou de outra, escolhendo esta ou aquela opção, deve-se prestar especial atenção à qualidade do produto..
Ao encomendar novas portas interiores, consulte o catálogo do fabricante, veja toda a gama de puxadores. Talvez você encontre o modelo mais interessante e incomum que se encaixa perfeitamente no seu interior. Você pode solicitar a instalação imediatamente e, no futuro, a substituição das alças não será mais necessária.